terça-feira, setembro 27, 2005

Rex já dá aulas de língua alemã

2005-09-26 - 00:00:00

Docentes querem ensinar mais novos

Rex já dá aulas de língua alemã

Mais de 183 mil alunos do 3.º e 4.º ano vão aprender inglês a partir de Outubro. Muitos percebem palavras de alemão. Motivo? A série ‘Rex, o Cão Polícia’. “Os mais novos sabem muitas palavras soltas e por isso queremos falar com os municípios para criar escolas-piloto no ensino do alemão do 1.º Ciclo”, diz Antónia Laranjo, presidente da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA).

A docente da secundária Garcia de Orta (Porto) considera que os alunos “devem poder escolher mais do que uma língua estrangeira, até porque quase todos os países da Europa já têm um outro idioma a partir do 1.º ano”. Em Espanha, aprende--se outra língua a partir dos três anos e na Holanda dos cinco.No Dia Europeu das Línguas (DEL), assinalado hoje, a Comissão Europeia lança uma brochura com 50 formas de motivar alunos e professores a aprender as línguas estrangeiras. “Se não dominarmos mais do que a língua materna, ficamos isolados. Os cidadãos dos novos países membros da UE sabem russo e alemão e estão a aprender Inglês, o que nos coloca numa situação delicada.”

CELEBRAR DIA EUROPEU DA LÍNGUA

Mais de 400 iniciativas em 36 países europeus vão recordar a importância do multilinguismo. Mas na página oficial do Dia Europeu da Língua (DEL) há apenas duas iniciativas assinaladas para Portugal: um ‘dia aberto’ no British Council de Coimbra, com demonstração de aulas e divulgação de informações sobre a aprendizagem e exames de língua inglesa, e acções de pesquisa na Internet em sites linguísticos, na Escola Secundária de Lagoa (Açores).

De acordo com o Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação, as iniciativas inseridas no DEL serão ministradas no âmbito da Educação para a Cidadania Democrática.

Trabalhos de grupo, leitura de textos, visualização de vídeos e exposição de trabalhos são algumas das acções propostas às escolas. Vai ser também lançado a nível nacional o concurso ‘As Línguas Abrem Caminhos’, destinado a todos os ciclos de ensino básico e secundário.

Edgar Nascimento [in Correio da Manhã]